terça-feira, 21 de julho de 2015

Concurso - Histórias da Ajudaris 2015

  A história "A felicidade do Tiago" criada pelos alunos do 2º C, docente Carla Fortunato, em colaboração com a nossa querida escritora local Eugénia Edviges, foi selecionada para ser publicada na edição de 2015.


A felicidade do Tiago

            Todos os dias havia um grupo de amigos que iam para a escola juntos. Naquele grupo, havia uma menina que se chamava Marta que, por ser muito curiosa, prestava atenção a tudo o que a rodeava, por isso reparou que havia um menino na varanda de uma casa, esse menino, todos os dias, parecia-lhe triste, muito triste! Não o conseguia ver todo, mas via-lhe o rosto a assumar por cima do muro da varanda.
         - Aquele menino está muito triste! - diz Marta aos colegas.
         - Concordo, tenho pena dele! – Respondeu um colega de olhos verdes e cabelo loiro.
         - Reparem, ele nunca sai de casa, eu nunca o vi na rua! - Diz uma menina enquanto atava os atilhos dos ténis…
            Marta teve uma ideia:
          - Olhem, sabem o que eu penso? E se fossemos ter com ele para o ajudarmos? Certamente ficará mais animado.
         - Sim, sim! Boa ideia! Subimos e tocamos à campainha.
Subiram as escadas e tocaram à campainha. Aparece uma senhora com saia de ganga, e uma camisola de lã. Com tristeza pergunta:
         - Digam o que querem?
         - Viemos aqui porque todos os dias vimos o seu menino na varanda, parece muito triste, queremos que ele venha para a rua brincar connosco!
         - Podem entrar, é o meu filho que está na varanda- respondeu a senhora com um sorriso - mas ir para a rua… É melhor virem daí…
         Quando chegaram à varanda ficaram muito impressionados, porque o menino que viam da rua estava numa cadeira de rodas. Perto dele estava um cãozinho muito giro e fofinho, que abanava o rabo alegremente.
         Diz a mãe:
         - Este é o meu filho Tiago. Podem ficar com ele enquanto quiserem!
         Assim fizeram. O Tiago contou a sua história. Tinha tido um acidente de carro e ficou sem poder andar. Por isso os pais optaram por ter aulas em casa. A sua única companhia era o cão Pantufa!
         Os amigos passaram a tarde inteira com o Tiago. Jogaram jogos de tabuleiro, contaram histórias e riram-se com as tropelias do Pantufa, mas Marta e os amigos ficaram surpreendidos com o Tiago. O motivo é muito simples: ao verem um álbum que estava em cima de uma pequena mesa, repararam que este continha lindos desenhos feitos pelos Tiago! Flores, pássaros das mais variadas cores e paisagens que os deixaram admirados.
         Tiago sentia-se feliz! Pela primeira vez tinha a companhia de amigos da sua idade.
         A partir daquela altura, Marta e os colegas, quando saiam da escola, iam ter com o Tiago para passarem momentos a brincar.
         - Afinal - disse marta muito contente - O Tiago é como nós. È uma criança que precisa de ajuda para várias coisas, assim como nós precisamos!



Parabéns a todos os alunos, sua professora e D. Eugénia!!!

Sem comentários: