Crónicas Mensais: maio 2024
"Em 2024, diga ‘não’ ao bullying no trabalho!", de Liliana Carmona
"É muito fácil tornarmo-nos ‘Marias’. Basta puxarem-nos o tapete do desemprego, vermo-nos com contas para pagar e quando damos por nós, lá estamos a sorrir ao incompetente que nos orienta. (...)
Tem um jeito de ser inocente, sensível, que diz ‘sim’ a tudo, um alvo fácil, treme, se lhe levantam a voz, baixa os olhos perante uma correção, receia todos os dias perder o trabalho, porque é preciso por o pão na mesa dos filhos. (...)
Maria sabe que está em burnout há muito tempo, disse-lhe o psiquiatra, e diz-lhe o espelho todas as manhãs, quando limpa as lágrimas. Mas no trabalho, burnout é cliché dos tempos modernos. (...)
Uma problemática transversal no género e com espaço para todo o tipo de manobras camufladas, entre adultos e adultas. (...) É muito fácil tornarmo-nos ‘Marias’. Basta puxarem-nos o tapete do desemprego, vermo-nos com contas para pagar e quando damos por nós, lá estamos a sorrir ao incompetente que nos orienta, que nos inferioriza, que nos atribui trabalho repetitivo ou até funções humanamente impossíveis de executar. Tornam-se gigantes perante os fracos. Vão crescendo e ganhando pulso e a empatia e o respeito pelo próximo, ficam apenas nos desejos de Natal. (...)
Sim, 2024 está aí e começa tudo de novo, o trote, o desrespeito pelo espaço do outro, a quezília e a picuinhice. E desengane-se quem pensa que esta realidade sucede apenas nas empresas privadas. Quantas direções e administrações da função pública, disseminam mal-estar e vigilância permanente sobre os seus súbditos, abusando dos cargos de poder que ocupam e delegando atividades não desafiantes, improdutivas, rotineiras? (...)
Quando se pensa em assédio no trabalho, somos imediatamente levados a imaginar um contexto de agressão sexual, mas o assédio laboral circunscreve outras matrizes, como o assédio moral. (...)"
Atreva-se a ler... no mês que se celebra o Dia do Trabalhador!
Sem comentários:
Enviar um comentário