quinta-feira, 3 de outubro de 2019

MIBE 2019 - Dia Internacional da BE - 22 outubro


Hoje celebrámos o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen dando voz a alguns dos seus poemas e fizemos a festa da leitura através da palavra dita, tocada e cantada com a entrega de prémios a todos os que se distinguiram, no ano letivo de 18-19, nas atividades levadas a cabo pela biblioteca escolar e pelo clube de leitura do agrupamento de escolas de Benavente.
Parabéns a todos os participantes!

















































Mardi, le 22 octobre 2019,  à l’auditorium de l’école Secundária de Benavente on a fêté la journée internationale des bibliothèques scolaires et les vainqueurs des activités liées à la bibliothèque scolaire et au club de lecture.
Cette année on a offert des Óscares aux élèves qui ont participé au «Top Leitor», «Concurso Nacional de Leitura», «Literacia 3Di», «Histórias da Ajudaris», «Faça Lá Um Poema», on a écouté des poèmes de Sophia de Mello Breyner Andresen et on a écouté aussi des chansons. Les élèves qui ont collaboré dans cette initiative  appartiennent au club de lecture de l’Agrupamento de Escolas de Benavente. Le public a été composé par des élèves dès «pré- escolar» jusqu’à «secundário».
Tout le monde a aimé beaucoup cet évènement.
    Les élèves de 11ème F


Impressões
Depois do acontecimento, no caso concreto os Óscares da Leitura 2019, há um misto de sentimentos que se instala no espírito de quem esteve envolvido no evento. Sente-se uma necessidade profunda de ouvir comentários, apreciações, críticas, não importa o quê, mas de ouvir, saber que há reacção. Ao mesmo tempo que se deseja o silêncio, o reflectir, o rever mentalmente aquilo a que se assistiu, recordar o que se deve manter e em que se pode melhorar, baixar os níveis de ansiedade. Quando os outros participantes referem o mesmo tipo de reacções, especialmente os nossos alunos, percebemos que o espírito que nos move é o mesmo, que a sintonia existe, que o percurso é um caminho que se faz ao lado.
 Estes são alguns desabafos de algumas professoras que veem na escola o mundo, na relação com os alunos o papel que cada agente deve ter naquilo que é a construção do futuro – o incentivo de quem já experimentou e incentiva à experiência que nunca é alheia, nem repetida.
Obrigada a todos os alunos que nos têm ensinado a magia da escola.
Paula Ildefonso

Alexandrina Carvalho


Sem comentários: