quarta-feira, 27 de maio de 2015

HISTÓRIAS COM HISTÓRIA


Vítimas portuguesas do nazismo


Afinal também houve portugueses
nos campos de concentração nazis
Está em curso um projeto de investigação, liderado por Fernando Rosas (Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa), reunindo investigadores especializados nas relações luso-alemãs durante a II Guerra Mundial.
De acordo com o que já foi possível confirmar até ao momento, terão sido mais de 70 os cidadãos portugueses mortos nos campos de Auschwitz e Birkenau
A investigação centra-se na presença de portugueses nos campos de concentração ou a trabalhar como escravos, sujeitos a trabalho forçado, em fábricas na Alemanha. Já foi possível descobrir 300 casos nessa situação.
Para Fernando Rosas, as razões para a presença de portugueses são sobretudo duas: “Uns foram parar aos campos de concentração porque já eram refugiados da Guerra Civil de Espanha e há também os emigrantes que são arrebanhados pelo nazis – quer por contratação direta, quer por troca efetuada pelo Governo francês sempre que se procedia ao regresso de prisioneiros”. Com efeito, o regime colaboracionista de Vichy trocava trabalhadores estrangeiros por prisioneiros de guerra franceses, recorrendo sobretudo a emigrantes como moeda de troca.

_______________________

Fonte: http://www.esquerda.net/artigo/hist%C3%B3ria-desconhecida-dos-portugueses-mortos-nos-campos-de-concentra%C3%A7%C3%A3o-nazis/31922

Sem comentários: