segunda-feira, 10 de maio de 2010

EUROPA - ROBERT SCHUMAN

Enquadrado no âmbito do ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, o Dia da Europa 2010 tem como objectivo aproximar os cidadãos europeus, promovendo informação sobre os seus direitos laborais, mobilidade profissional e programas de financiamento da União Europeia.
O Dia da Europa é comemorado desde 1985 no dia 9 de Maio, em homenagem a Robert Schuman, responsável pela apresentação da proposta de criação de uma Europa organizada, conhecida como a “Declaração Schuman”.
Robert Schuman (
Clausen, 29 de Junho de 1886Scy-Chazelles, 4 de Setembro de 1963) foi um político democrata cristão e estadista luxemburguês radicado na França.
Presidente do Conselho do
Mouvement républicain populaire (MRP) (1947), depois Ministro de Relações Exteriores (1948-1952), ele foi o grande negociador de todos os grandes tratados do final da Segunda Guerra Mundial (Conselho da Europa, Pacto do Atlântico Norte, CECA, etc.).
Propôs, por meio da
Declaração Schuman de 9 de Maio de 1950, colocar a produção franco-alemã de carvão e de aço sob uma Alta Autoridade comum, em uma organização aberta à participação de outros países da Europa. Essa proposta levará à criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, que foi origem da actual União Europeia.
De
1958 a 1960, ele foi o primeiro presidente do Parlamento Europeu, que o condecora, no final de seu mandato, com o título de «Pai da Europa».
Um processo de
beatificação de Robert Schuman foi aberto pela Igreja Católica em 9 de Junho de 1990, nele foram ouvidas 200 testemunhas, o processo conta 50 mil páginas e pesa cerca de meia tonelada. Actualmente encontra-se na Congregação para as Causas dos Santos na Santa Sé para exame. Foi entretanto declarado Servo de Deus, o primeiro passo para a eventual beatificação.

Sem comentários: