quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Prémio Nobel da PAZ 2014

 
 
 
"Adolescente paquistanesa muçulmana de 17 anos e sexagenário hindu indiano distinguidos pela sua luta em defesa dos direitos das crianças
 
A Academia sueca conseguiu com a atribuição partilhada do Nobel à paquistanesa Malala Yousafzai e ao indiano Kailash Satyarthi premiar a  defesa dos direitos humanos das crianças e em simultâneo dividir a distinção entre as duas potências nucleares inimigas asiáticas.
Ao premiar um hindu e uma muçulmana, um indiano e uma paquistanesa, o comité quis também distinguir uma "luta conjunta pela educação e contra o extremismo" nesta conturbada parte do mundo.
Este ano houve um registo recorde de 278 nomeações, mais 19 que no ano anterior, incluindo o homem que denunciou o escândalo das espionagem da NSA norte-americana, Edward Snowden, o ex-soldado dos EUA que desertou para os talibãs Chelsea Manning, o presidente russo, Vladimir Putin, e o Papa Francisco.
Entre os anteriores galardoados contam-se Nelson Mandela, Aung San Suu Kyi, Martin Luther King, e até o controverso premiado nesta categoria, Barack Obama em 2009.
A luta contra a opressão das crianças e dos jovens e o direito à educação foram segundo o comité a razão central da atribuição do Nobel da Paz 2014 a Malala Yusafzai e a Kailash Satyarthi. "

 11 outubro 2014

 

Sem comentários: