sexta-feira, 4 de março de 2022

Semana da Leitura 2022 - 9 março - Encontro com ilustradora Estela Baptista Costa

 



Semana da Leitura 2022
"LER sempre. Ler em Qualquer lugar."
"Encontro com a ilustradora Estela Baptista Costa"
9 março 2022 - 1.º ciclo
"Dentro das Laranjas há princesas, Sumo de princesas, Laranjada de princesas, princesada."
Obrigada aos dois, Estela e Pedro, à tia Guilhermina, por partilharem connosco esta maravilhosa história em verso, envolta de magia sobre três laranjas, princesas, um príncipe e a feia Megera...
História de Pedro Sena-Lino (Lisboa, 1977) é poeta e ficcionista. Cresceu em Paço d’Arcos, à sombra do palácio do Marquês de Pombal. Fundou e dirigiu a Companhia do Eu (2005-2013), uma escola de escrita criativa. Doutorou-se em Literatura Portuguesa do Século XVII na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É professor assistente na Universidade de Gante (Bélgica) e vive em Bruxelas. Mas, tem as suas raízes em Benavente, é neto da nossa saudosa poetisa e escritora Natércia Freire.
Estela Baptista Costa - Nasceu nas Caldas da Rainha em 1975 onde se licenciou em Artes Plásticas na atual Escola de Arte e Design (ESAD).
Concluiu o Curso de Ilustração Infantil do Centro de Imagem e Técnicas Narrativas (CITEN), na Fundação Calouste Gulbenkian.
Foi assistente de Bartolomeu Cid dos Santos, entre 1999 e 2003, nomeadamente no desenvolvimento de cursos de gravura e no seu atelier em Tavira.
Em 2000 representou Portugal na Exposição Internacional de Ilustradores «Figures Futur 2000». No mesmo ano foi a autora da Gravura Comemorativa do X Aniversário da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), apresentada no Seminário Internacional SOPHIA, em Lisboa.
Trabalhou até 2004 no Museu de José Malhoa, nas Caldas da Rainha, na área da Animação Cultural, onde desenvolveu várias atividades, principalmente para crianças. Realizou a ilustração do Roteiro Juvenil e colaborou no Roteiro Geral, no capítulo sobre a Aguarela da coleção deste museu, editados em 2005. Também organizou exposições e outros eventos culturais de natureza diversa.
Colaborou na ilustração de revistas e livros de poesia, nomeadamente como ilustradora da capa de «Canções para os meus filhos mortos» de José Félix Duque [Cosmorama, 2005] e como Artista Plástica que se associou à homenagem póstuma feita à poetisa Natércia Freire em «O livro de Natércia» [Quasi, 2005].
Dedica-se preferencialmente à Gravura e à Ilustração, colaborando em vários projetos editoriais. É formadora na área das Artes Plásticas.





























































































































Sem comentários: