sexta-feira, 28 de novembro de 2014

NOTÍCIA EM DESTAQUE


Melhor aluna de MBA do mundo é portuguesa


Marta Rodrigues Cordeiro e Cunha, estudante do MBA Executivo 2013/2014 da Porto Business School, escola de negócios da Universidade do Porto, foi eleita recentemente a melhor aluna de MBA (Master of Business Administration) do mundo, pela AMBA - Association of MBAs – a principal associação internacional de mestrados em administração de negócios.

 A estudante da Universidade do Porto, e atual gestora de inovação da Sonae, conquistou um AMBA Award 2014 na categoria "Student of the Year", deixando para trás um conjunto de finalistas de prestigiadas escolas internacionais como a Kent Business School, no Reino Unido, ou o Instituto de Empresa, em Espanha.
 Esta é a primeira vez que uma estudante portuguesa é eleita aluna do ano de MBA pela principal associação internacional da área, o que é também motivo de orgulho para a Porto Business School.
Os prémios AMBA distinguem todos os anos as melhores escolas de negócios a nível mundial em três categorias: ’Student of the Year’, ’MBA Entrepreneurial Venture Award’ e ’MBA Innovation Award’. Os prémios foram entregues no passado dia 30 de Outubro, numa cerimónia de gala em Londres, Inglaterra.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

FEIRA DO LIVRO - Escola Secundária de Benavente


Já abriu a nossa Feira do Livro!
Apareça e descubra o poema secreto!


 
 




O LIVRO PREFERIDO

Pedro Roque (12º. B) escolheu:


- porque,  neste livro, há um desejo de atingir a perfeição, um desejo de nos superarmos a nós próprios, acreditando nos nossos sonhos  e objetivos e ultrapassando vários obstáculos;
- porque está sempre presente o amor, a compreensão do outro e, principalmente, a capacidade de saber perdoar.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

terça-feira, 25 de novembro de 2014

NOTÍCIA EM DESTAQUE


             Cientista portuguesa premiada pela NASA

Ana Júlia Cavaleiro, investigadora do Centro de Engenharia Biológica (CEB) da Universidade do Minho foi, recentemente, premiada pela NASA, agência espacial norte-americana, no âmbito do 12.º Workshop Internacional Sobre Ambiente e Energias Alternativas que se realizou nos EUA.

A cientista foi a única portuguesa distinguida no evento, dedicado à temática "Aumentar a Resiliência da Missão Espacial Através da Sustentabilidade", tendo conquistado o 2.º lugar na categoria de "Melhor Apresentação Oral".

A investigação de Ana Júlia Cavaleiro centra-se na procura de soluções para contaminações dos solos por hidrocarbonetos de petróleo, um problema ambiental com impacto mundial.
 A investigadora foi premiada por um projeto focado no uso de microorganismos anaeróbios para a limpeza de solos e águas subterrâneas contaminados com hidrocarbonetos alifáticos (os principais constituintes do petróleo bruto ou dos produtos petrolíferos).

O CEB da Universidade do Minho, em atividade desde 1995, é um centro de investigação, altamente tecnológico, que opera nas principais áreas da Biotecnologia e Bioengenharia. O Centro tem como principal objetivo a integração entre a engenharia e as ciências da vida, de forma a potenciar o desenvolvimento de bioprocessos industriais inovadores.  
 

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

terça-feira, 18 de novembro de 2014

AINDA "MEMORIAL DO CONVENTO"



 
 
"Era uma vez um soldado maneta e uma mulher que tinha poderes."
 
«Lembras-te da primeira vez que dormiste comigo, teres dito que te olhei por dentro, Lembro-me, Não sabias o que estavas a dizer, nem soubeste o que estavas a ouvir quando eu te disse que nunca te olharia por dentro. […] Eu posso olhar por dentro das pessoas."  (Cap. VII)
 
Esta terceira linha temática do romance envolve as personagens Baltasar Sete-Sóis e Blimunda Sete-Luas. Os dois formam um casal muito particular na sua cumplicidade e na partilha desinteressada. Tal como a primeira  e a segunda, esta linha orientadora do romance perpassa por todo o romance, intercalando-se e entrelaçando-se.
 
Particularmente para os alunos de 12º Ano, vão leeeeendo...
 

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

BE Solidária

Sê solidário!

Durante o mês de novembro, entrega um bem alimentar não perecível na tua Biblioteca Escolar ou nas caixas colocadas perto da receção.

Podes trazer massas alimentícias, leguminosas como feijão ou grão, arroz, azeite, óleo...

Enfim, qualquer alimento que possa suprir as carências de um nosso semelhante que não tenha o suficiente para uma vida digna.

Estas ofertas destinam-se a alunos carenciados do nosso agrupamento e a uma instituição local.

 
No dia 26 de novembro, os alunos do Clube de Leitores Juvenil estiveram no Intermarché a recolher alimentos para juntar a esta iniciativa. Como tal, gostaríamos de agradecer à comunidade escolar, à comunidade local, ao Intermarché pela sua contribuição e por nos ter cedido o espaço, bem como às empresas locais Frescos e Companhia e Salsinha pelas ofertas efetuadas. Bem haja!
 
 


 
 
 
 
 

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Os Miseráveis

Decorre na Biblioteca Escolar uma exposição sobre a obra Os Miseráveis de Victor Hugo. Não se trata apenas do livro escrito por este francês, mas também de excertos do musical que está em cena há já vários anos, sempre com uma grande adesão do público. A nossa Biblioteca presta, assim, homenagem a esta obra, relembrando um dos clássicos da literatura mais conhecidos em todo o mundo.




Visita a Biblioteca e dedica apenas um minuto a esta exposição!

terça-feira, 11 de novembro de 2014

O LIVRO PREFERIDO

Lara Almeida (9º D) escolheu:


- porque é cativante e emocionante. É, ainda, viciante e faz com que não queiramos deixar de ler;
- visto que a história é muito interessante.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Clube de Leitores Sénior no AEB

Objetivos:
                   Promover e incentivar a leitura
                   Partilhar dinâmicas de leitura
                   Fomentar parcerias com entidades exteriores
                  

Horário de funcionamento:
                                                    última 4ª feira de cada mês
                                                    das 16h00m às 17h00m
                                                    Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Benavente

1ª sessão: 5 de novembro

2ª sessão: 26 de novembro                                                     Leitura: Gaibéus, de Alves Redol

Sessão extraordinária: 2 de dezembro, 3ª feira, às17h00m
 





Próxima sessão: 28 de janeiro, 4ª feira, às16h00m

Leitura recomendada: O velho que lia romances de amor, Luís Sepúlveda

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

HISTÓRIAS COM HISTÓRIA


Um poço, uma horta e um… teimoso

 

Na Benavente de meados do século XVI, próximo da ponte que ligava a Salvaterra de Magos, havia um poço – “o único por onde o povo bebe”.

No ano de 1563 o poço necessitava de reparação urgente por estar já “muito desmanchado”. Era, ao que consta, a principal fonte de abastecimento de que Benavente dispunha, pois “daí bebia toda a gente desta vila”. Eram, pois, compreensíveis todos os cuidados da Câmara em preservar a boa qualidade da água.

Todavia, conta-se que um tal Ensenso Fernandes abrira uma vala a céu aberto numa horta que cultivava ali mesmo junto ao poço da vila. A vala lançava muita sujidade no poço. Este, no Verão, exalava um “ruim cheiro”. A Câmara, preocupada com a situação, mandou o porteiro do concelho intimar o prevaricador a tapar a referida vala, sob pena de 1000 reais de multa e cadeia. Porém, a resposta do morador foi teimosamente desconcertante: Ensenso Fernandes “respondeu que não havia de tapar”….

Desconhece-se o que terá acontecido, quer à água do poço, quer ao morador teimoso…..

______________

Fonte:  Francisco Correia, Subsídios para a História Benaventina do século XVI. (Sumários de um Livro de Actas da Câmara de 1559 a 1564), Benavente, Câmara Municipal, 1995 (adapt.).

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

As minhas escolhas (Paulo Lopes) - novembro

Demasiada felicidade (Too Much Happiness, 2009) é a penúltima obra de Alice Munro. Esta escritora canadiana nasceu e cresceu em Wingham, Ontario, e recebeu o Prémio Nobel em 2013, pela sua mestria no conto contemporâneo. 






Como a maior parte das obras de Alice Munro, esta coleção ilumina a força e a vulnerabilidade das mulheres perante desafios existenciais: adultério, divórcio, violência e a truculenta irrupção do acaso nas suas vidas.

 
 
 

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

terça-feira, 4 de novembro de 2014

O LIVRO PREFERIDO

Alexandra Costa (12ºAno) escolheu:


- porque é Saramago;
- pela complexidade da história e das personagens.

UM MICROCONTO DE ARONOFSKY