terça-feira, 25 de novembro de 2014

NOTÍCIA EM DESTAQUE


             Cientista portuguesa premiada pela NASA

Ana Júlia Cavaleiro, investigadora do Centro de Engenharia Biológica (CEB) da Universidade do Minho foi, recentemente, premiada pela NASA, agência espacial norte-americana, no âmbito do 12.º Workshop Internacional Sobre Ambiente e Energias Alternativas que se realizou nos EUA.

A cientista foi a única portuguesa distinguida no evento, dedicado à temática "Aumentar a Resiliência da Missão Espacial Através da Sustentabilidade", tendo conquistado o 2.º lugar na categoria de "Melhor Apresentação Oral".

A investigação de Ana Júlia Cavaleiro centra-se na procura de soluções para contaminações dos solos por hidrocarbonetos de petróleo, um problema ambiental com impacto mundial.
 A investigadora foi premiada por um projeto focado no uso de microorganismos anaeróbios para a limpeza de solos e águas subterrâneas contaminados com hidrocarbonetos alifáticos (os principais constituintes do petróleo bruto ou dos produtos petrolíferos).

O CEB da Universidade do Minho, em atividade desde 1995, é um centro de investigação, altamente tecnológico, que opera nas principais áreas da Biotecnologia e Bioengenharia. O Centro tem como principal objetivo a integração entre a engenharia e as ciências da vida, de forma a potenciar o desenvolvimento de bioprocessos industriais inovadores.  
 

Sem comentários: