quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

POEMAS DOUTRAS LÍNGUAS

AI:

De uma mulher a um homem

Os relâmpagos batem no telhado,
agitam a faca, negrume,
afundando-se nas paredes.
Os clarões sangram sobre nós
e o teu rosto, o leque, escuda-se
para que eu não veja o medo
que tens de estar comigo.
Não nos mesclamos, nem na cama,
que é onde findamos sempre.
Não vale a pena escondê-lo:
tu és neve, eu sou carvão,
como provam as minhas cicatrizes.
Mas se abrires a boca
eu dou-te um gosto de negrura
que não esquecerás.
Por algum tempo, deixarei que te dê força,
que te dê um coração de leão,
para depois to tirar.

       — Ai, in Cruelty (1973)

 

Woman to man

Lightning hits the roof,
shoves the knife, darkness,
deep in the walls.
They bleed light all over us
and your face, the fan, folds up,
so I won't see how afraid
to be with me you are.
We don't mix, even in bed,
where we keep ending up.
There's no need to hide it:
you're snow, I'm coal,
I've got the scars to prove it.
But open yiour moouth,
I'll give you a taste of black
you won't forget.
For a while, I'll let it make you strong,
make your heart lion,
then I'll take it back.

                             — Ai, in Cruelty (1973)


Ai Ogawa (pseudónimo de Flroence Anthony e nome que adotou legalmente em 1973), nasceu em Albany, Texas, em 1947, e morreu em 2010. Descrevia-se a si própria como 1/2 japonesa, 1/8 índia Choctow-Chickasaw, 1/4 negra, e 1/16 irlandesa e Cheyenne e Comanche. Ganhou o National Book Award for Poetry em 1999, pela coleção Vice: New and Selected Poems. Uma das suas marcas estilíticas é o monólogo dramático, a forma poética que mais sistematicamente surge na sua obra, assim como a sua inclinação para a abordagem de temas e atmosferas sombrias e controversas. Referindo-se à sua preferência pelo monólogo dramático como forma privilegiada dos seus poemas, disse: "Eu quero levar a forma da 'persona' narrativa tão longe quanto possível, e nunca fui pessoa para fazer as coisas pela metade."  
[In Wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/Ai_(poet)]

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