terça-feira, 3 de março de 2015

NOTÍCIA EM DESTAQUE


JOVEM COM PARALISIA CEREBRAL

ESCREVE LIVRO COM O PÉ

Uma jovem chinesa com paralisia cerebral decidiu desafiar todas as suas limitações e está a escrever um livro... com o pé. Hu Huiyan, de 21 anos,  já completou seis dos oito capítulos da sua obra de ficção.  Recorrendo apenas ao seu pé esquerdo e à sua força de vontade, Hu Huiyan vive fascinada com a oportunidade de ler e de escrever e, também, com o facto de, dessa forma, poder comunicar com os outros.
Quando nasceu, os médicos disseram aos pais de Hu que ela teria apenas alguns dias de vida. Enganaram-se. Felizmente sobreviveu.
As únicas partes do corpo que ela conseguia mover eram a cabeça e o pé, mas sempre foi incrivelmente determinada e acabou por aprender a fazer todo o tipo de tarefas diárias usando apenas o pé.
Apesar dos obstáculos, sempre foi determinada e aprendeu, sozinha, a ler e a escrever com a ajuda das legendas dos programas de televisão.
Embora tenha tido, em pequena, dificuldades para aprender a falar, fazia questão de repetir cada palavra "mil vezes" até conseguir.
Numa entrevista a uma estação de televisão local, a jovem Hu afirmou: “Não sou um génio, mas sou muito concentrada. Quando temos uma deficiência como esta, temos de aprender a ter paciência".

Sem comentários: