quarta-feira, 6 de março de 2024

Semana da Leitura 2024: 7 março “Encontro com contadora de estórias Andreia Salgueiro"

 Semana da Leitura 2024

“E livres habitamos a substância do tempo“,
Sophia de Mello Breyner Andersen
7 março
“Encontro com contadora de estórias Andreia Salgueiro" e "A Casa dos Cubos"

Semana da Leitura 2024
“E livres habitamos a substância do tempo“,
Sophia de Mello Breyner Andersen
7 março
“Encontro com contadora de estórias Andreia Salgueiro" e "A Casa dos Pequenos Cubos", de Kenya Hirata
BE DL
Hoje foi a vez dos alunos dos alunos de 5.º ano se deliciarem com a doce e simpática Andreia Salgueiro e a "Casa dos Pequenos Cubos".
Numa pequena cidade completamente submersa, um velho homem continua a morar acima do nível do mar. De cada vez que a água atinge o soalho, é obrigado a construir uma nova casa por cima da anterior. Com o tempo, a sua moradia acabou por se assemelhar a uma imensa torre de pequenos cubos.
Um dia, enquanto se lançava na construção de uma nova residência, as suas ferramentas caíram à água. Prontamente veste o seu fato de mergulho para as ir buscar e, à medida que desce através das suas antigas casas, memórias antigas são reavivadas.
Para além da sublime mensagem da estória, que nos deixa com a lágrima no canto do olho, as magníficas ilustrações de Kanio Katô, que por si só contam a estória, Andreia Salgueiro partilhou connosco a curta-metragem A Casa dos Pequenos Cubos, que deu origem ao livro, premiada em festivais do mundo inteiro, incluindo o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação em 2009.
Obrigada Andreia Salgueiro pelas diferentes sementes deixadas e pela magia com que partilhou a palavra!
Bem-haja também a toda a equipa da BE que contribuiu para o sucesso destes momentos únicos e irrepetíveis para alguns dos nossos alunos e a TODOS os envolvidos nas diversas sessões que, como nós, acreditam que estamos a contribuir para formar e educar uma para uma geração crítica, criativa, independente e interventiva no mundo que os rodeia. Juntos somos AEB!


Sem comentários: